TEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO”APRENDIZAGEM E AUTORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNAMENTAL” COM A DISCÍPLINA “INFORMÁTICA NO PROCESSO EDUCACIONAL” MINISTRADA PELO PROFESSOR:JOAS MORAES DOS SANTOS.
A importância da tecnologia na aprendizagem
ELLEN NÚBIA FEITOSA COSTA DA SILVA
Sabemos que nós seres humanos vivemos em constante aprendizado, e é de suma importância está nos aprimorando de novos conhecimentos e descobertas que contribuirá para um bom aprendizado. Com isso é válido salientar que a aprendizagem no ambiente escolar necessita de novos modos de ensinar e em especial aprender a aprender. No entanto, isto só é possível caso o mediador da aprendizagem esteja sempre em busca de novas informações, ou seja, ferramentas modernas refletindo sobre as reais necessidades que os alunos precisam para terem uma aprendizagem de qualidade.
Como se pode observar a tecnologia é uma fonte de informação de importante contribuição para o sistema educacional. Neste caso o professor deve focar na realidade dos alunos desenvolvendo no ambiente escolar as novas tecnologias, pois é necessário a aprimoração de novos conhecimentos e mudanças. Mudanças estas, que requer coragem e fluências tecnológicas capaz de fazer o aluno aprender bem. Pedro Demo nos acrescenta que:
Em vez de alguém treinado para ensinar, passa a considerar-se o eterno aprendiz, porquanto somente um professor que sabe aprender consegue fazer seu aluno aprender. Para que o aluno pesquise e elabore, torne-se autônomo e criativo, precisa de professor que tenha, de maneira eminente, tais qualidades.
Diante desta citação como mediadores da aprendizagem devemos viver na era da tecnologia nos colocando como um incansável pesquisador de práticas pedagógicas onde é indispensável uma parceria entre professor, aluno e tecnologia onde a mesma favoreça o aprender, considerando a aprendizagem dos alunos, ou seja, articulada com o presente e não com o passado. Pois a aprendizagem nos leva a novos conhecimentos e oportunidades nos quais construímos nossa própria autonomia. Até porque o ser humano já nasce com a inteligência e poder de criação. E uma das formas de inovação é trabalhar com a nova realidade educacional deixando de ser tradicionalista para ser um espaço de aprendizado coletivo com novas formas de comunicação e reconstrução do saber constituídas de fontes de pesquisas e conhecimentos, deixando de ser aquela “aula” cansativa e repetitiva.
(...) o lugar do professor não é no centro do processo, mas na orientação dele.No centro está o aluno(...) a função principal do professor, não seria, jamais, de substituir, simplificar, faciltar, banalizar a aprendizagem do aluno, mas torná-la viável e tanto mais profunda e qualitativa.Instinga, motiva, desafia, inquieta, instabiliza... Não dá nada pronto. Ao contrário, após cada vitória, arma desafios ainda maiores e mais complexos (DEMO 2008,P.14).
Desta forma como mediadores do processo de ensino e aprendizagem não devemos entregar aos alunos tudo pronto, e sim utilizar uma nova dinâmica pedagógica no espaço escolar que contribua para seu crescimento individual.
Por fim, para que haja uma aprendizagem significativa o profissional da educação necessita está ativo, pesquisando e buscando com frequência a era da modernidade se aliando a uma concepção pedagógica voltada para o século XXI .Com a oportunidade de oferecer aos discentes tempos de estudos que possibilitem a participação numa construção dinâmica de conhecimento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
DEMO,Pedro.Pesquisa:princípio cientifico e educativo.10.ed.São Paulo:Cortez,2003.
Revista Pedagógica Pátio,n°2.Editora Artes Médicas Sul,São Paulo,1998.
Nossa!! Muito bom seu texto.Parabéns!!!!
ResponderExcluirObrigada!!!!
ResponderExcluir